O Kula e o Potlatch têm uma importância fundamental para o teórico Marcel Mauss, pois estes constituem fenômenos sociais que se apresentam e tomam diferentes formas de classificação e perspectiva, tais eventos podem ser estudados por um viés cultural, social (questões hierárquicas), religioso (místico) ou até mesmo econômico. Dessa maneira, os dois podem ser entendidos como vigorosos processos de interação entre os habitantes de determinado meio social, daí advêm sua relevância.
O aspecto cultural pode ser compreendido pelo fato desse costume ser repassado de geração para geração e em cada sociedade esses fenômenos sociais apresentam suas particularidades.
No plano religioso, percebemos que as trocas não são motivadas exclusivamente por valores materiais, mas também por valores espirituais. Acredita-se que os objetos têm um valor subjetivo e essa subjetividade se manifestaria entre aqueles que praticam esse costume. Além da troca material ocorreria a troca entre almas.
No que diz respeito ao ponto social, aqui percebemos uma semelhança muito grande com o aspecto cultural destas trocas, na verdade o significado social da Kula e do Potlach se deve em grande parte ao senso cultural e religioso desses costumes, pois estes são os responsáveis pela consolidação de tais fenômenos em determinadas sociedades, fazendo com que tais fenômenos constituam verdadeiras relações sociais das mais destacadas no meio social em que elas se inserem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário